Quarta-Feira, 04 de Junho de 2026
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

14.10.2021 às 15:00

Chapadão do Sul vacinará 1ª, 2ª e 3ª dose nesta sexta feira, 15 de outubro

Neste sábado e domingo, dia 09 e 10, teremos disponível vacina de 3 laboratórios. 

 

 

Estará disponível a primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos que não receberam nenhuma dose da vacina covid-19;

 

 

Segunda dose da vacina da Pfizer, para quem tomou a primeira dose até o dia 24 de setembro;

 

 

Terceira dose para trabalhadores de saúde de todos os níveis e idosos acima de 60 anos que tomaram a segunda dose de qualquer imunizante contra a covid-19 até o dia 15 de junho;

 

 

Terceira dose para pessoas com alto grau de imunossupressão (Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras e pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4, uso de corticoides em doses ?20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ?14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em hemodiálise, pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)), que tenham tomado a última dose do esquema básico há mais de 28 dias, ou seja, quem tomou a segunda dose até o dia 17 de setembro. 

 

 

A vacinação é a estratégia mais eficaz no combate a pandemia e no controle da disseminação de novas variantes, fique atento e não deixe de vacinar. 

 

 

A Vigilância epidemiológica de Chapadão do Sul reforça para garantir a imunização é extremamente necessário que o munícipe receba a segunda dose. A vacina não age como um remédio para a dor, de alívio imediato. Sua ação leva alguns dias para fazer efeito e a imunização só será mais efetiva com a segunda dose, que completa o ciclo vacinal. É necessário que a segunda dose seja do mesmo laboratório, ou seja, não se deve misturar as vacinas.

 

 

Mesmo que o paciente tenha tido uma reação adversa pós-vacina, não deve deixar de tomar a dose complementar. Os efeitos mais comuns apresentados após a primeira dose da vacina são dor no local da aplicação, calafrio e dor de cabeça, considerados comuns a vários imunizantes.

COMENTÁRIOS

VOLTAR