Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

14.03.2022 às 11:00

Última semana do Verão terá pancadas de chuvas espalhadas por todo Brasil

Notícias Agrícolas

A última semana do Verão será marcada por condições típicas da estação nas principais áreas de produção agrícola do Brasil.De acordo com atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta segunda-feira (14) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), nos próximos sete dias há condições para chuvas de Norte a Sul. 

 

No período entre dos dias 14 e 22 de março, os acumulados mais significativos são esperados na região Centro-Oeste, com destaque para o norte do Mato Grosso, entre 90mm e 100mm no período. Também volta a chover de forma mais expressiva em áreas do Sudeste do Brasil, como Minas Gerais e São Paulo - que tiveram um período mais seco nas últimas semanas. Os acumulados nessas áreas podem chegar a 80mm nessas áreas. Já no Matopiba, o NOAA prevê volumes significativos de chuva no norte do Maranhão, com acumulados entre 100mm e 125mm. O modelo norte-americano prevê chuva entre 60mm e 70mm no Tocantins, Piauí e extremo oeste da Bahia nos próximos dias. 

 

"O risco de temporais segue elevado sobre Mato Grosso, principalmente no centro e norte do estado. Em Cuiabá, a chuva acontece a qualquer momento, intercalando aberturas de sol. O tempo volta ficar firme sobre o oeste de Mato Grosso do Sul, apesar da nebulosidade, não tem expectativa para chuva em Corumbá, Bonito e Bela Vista", acrescenta a previsão da Climatempo. 

 

Para a região Sul do Brasil, o mapa sinaliza a permanência das chuvas no período. O oeste do Rio Grande do Sul deve receber os volumes mais baixos de chuva, enquanto as demais áreas do estado gaúcho, assim como Santa Catarina e Paraná devem receber chuvas entre 60mm e 70mm no período. "No Sudeste, a circulação de ventos reforça as nuvens de chuva sobre São Paulo e Minas Gerais. Apesar da chuva perder força no Rio Grande do Sul, tem risco para chuva forte na capital Porto Alegre", complementa a Climatempo. 

 

Entre os dias 22 e 30 de março, o NOAA reduz a chance de chuva no Rio Grande do Sul, mas mantém as condições em Santa Catarina e no Paraná, porém de forma irregular. Neste período, áreas pontuais dos dois estados podem receber chuvas entre 35mm e 40mm.

 

Neste período, o NOAA mantém a condição de chuva no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, com precipitação entre 30mm e 35mm. O modelo norte-americano reduz também a chance de chuva mais abrangente no Sudeste do Brasil, com precipitação entre 20mm e 25mm. Para o Matopiba, mantém a condição de chuva mais volumosa no Maranhão, entre 90mm e 100mm, mantém a condição de chuva nas demais áreas, porém com volumes mais baixos e de forma irregular. 

COMENTÁRIOS

VOLTAR