Quarta-Feira, 28 de Março de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

26.03.2020 às 07:22

UEMS disponibiliza toda sua estrutura física na luta contra o Covid-19

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) encaminhou ao Governador Reinaldo Azambuja nesta segunda-feira (23) o Ofício n. 68/GAB/UEMS/2020, que coloca à disposição dos órgãos competentes, no período necessário ao enfrentamento da pandemia, toda sua estrutura predial com potencial de se servir como importantes espaços de apoio para as atividades de enfrentamento e combate ao COVID-19. A intenção é que as estraturas da Universidade, venham atender as necessidades, recomendações e os procedimentos das autoridades sanitárias envolvidas.

No ofício enviado ao Governador, a reitoria indica que os prédios das 15 unidades universitárias podem ser utilizados, preferencialmente, como Centros de Apoio ao Combate e Tratamento do coronavírus (Covid-19) junto à população sul-mato-grossense. "Num momento de esforço conjunto entre vários setores da sociedade e instituições públicas e privadas, colocamos à disposição do Governo do Estado toda a nossa infraestrutura para o atendimento às pessoas que precisarem de atendimento, no enfrentamento dessa pandemia", afirma o reitor Laércio de Carvalho.

Dentro da estratégia de apoio e suporte ao combate à Covid-19, as unidades universitárias da UEMS teriam suas salas de aulas e auditórios adaptadas ao atendimento de doentes, sempre seguindo orientação e protocolos da Secretaria de Estado de Saúde. Os municípios atendidos são os de Aquidauana, Amambai, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã. O ofício também prevê a disponibilização de automóveis da frota da Universidade para uso nas cidades de Aquidauana, Campo Grande e Dourados.

A UEMS já está atuando de forma efetiva no combate ao coronavírus (Covid-19) dentro do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, vinculado ao curso de Medicina da Universidade. Representada por seus Residentes que estão participando de todas as atividades de atendimento emergencial da Secretaria de Saúde de Campo Grande, referente ao Covid-19.

A vice-reitora, Celi Corrêa Neres, que preside o Comitê de Urgências e Emergências em Saúde da UEMS (CAUES/UEMS) reitera que neste momento emergencial ao qual o mundo todo vivencia, a Universidade se solidariza junto às demais instituições de modo a somar esforços no combate ao Covid-19. "Abrimos nossas dependências para a população sul-mato-grossense que venha a precisar de assistência médica. Este é um papel de uma Universidade: atuar em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, junto com suas atividades correlatas municipais em benefício das pessoas", ressalta Celi.

COMENTÁRIOS

VOLTAR