Quarta-Feira, 18 de Abril de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

30.03.2022 às 08:05

Sul-chapadenses encontram no SUS tratamento gratuito contra o Tabagismo

O Programa para Cessação de Tabagismo elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) destina-se a ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido.

 

Este Programa consiste de quatro sessões de grupo (de 10 a 15 pessoas), uma vez por semana, por um período de quatro semanas. Ele aborda os comportamentos, pensamentos e sentimentos dos fumantes, com elementos que são significativos para ajudar fumantes a pararem de fumar e a permanecerem sem cigarros. Utiliza-se também da interação de grupo para incentivar e apoiar as mudanças, sem, no entanto, estimular a dependência dos participantes ao grupo.

 

No momento, existem algumas medicações de eficácia comprovada na cessação de fumar. São divididos em duas categorias: medicamentos nicotínicos e medicamentos não-nicotínicos, todos ofertados aos participantes do grupo pela rede municipal através do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

 

Para fazer parte do grupo basta procurar a unidade de saúde mais próxima de você onde será feito uma entrevista. Os encontros são realizados no Centro de Apoio Especializado com a presença de uma equipe multiprofissional habilitada para conduzir de forma adequada a proposta desenvolvida pelo Ministério da Saúde.

 

Mais informações podem ser solicitadas através do telefone (67) 3562-2747 com a Enfermeira Bruna Lopes.

COMENTÁRIOS

VOLTAR