Sábado, 27 de Abril de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

09.09.2020 às 09:17

Saúde de MS se destaca em premiação nacional com projeto inovador de boas práticas

O Projeto e-Visita Endemias da Secretaria de Estado de Saúde foi o campeão na categoria Saúde, no 1º Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, que reúne sete estados da federação consorciadas. A premiação é destinada a servidores que promovem experiências exitosas por meio de projetos inovadores. Neste ano, o consórcio analisou 58 projetos em seis categorias e Mato Grosso do Sul venceu em três, entre elas, a Saúde.

 

Com mais de 1,2 mil profissionais envolvidos, entre agentes de campo, supervisores e coordenadores, o e-Visita foi criado em Mato Grosso do Sul e começou a ser implantado em 2016. Com ele, em vez de fazer anotações no papel, o profissional, registra no aplicativo todas as condições encontradas, podendo, se necessário, tirar fotos e enviá-las via on-line, para o Município ou Estado. Desta forma, os gestores podem tomar decisões e providências de forma mais rápida e eficiente.

 

Para possibilitar o uso adequado deste sistema, a SES realizou treinamento de 1.200 agentes de endemias e entregou a cada um deles, um aparelho smartphone com o aplicativo devidamente instalado. No total, já foram entregues 1,2 mil celulares, mas a previsão é que este número chegue a 2 mil. A utilização da tecnologia depende da adesão dos municípios, uma vez que o cadastro das residências é feito com base em dados fornecidos pelas prefeituras. Campo Grande deve receber até o final do ano, mais 500 aparelhos, tendo 100% de cobertura.

 

Coordenador de Tecnologia da Informação da SES- MS, Marcos Espíndola de Freitas, servidor de carreira há 34 anos, responsável pelo projeto, afirma que esta é uma ferramenta de tecnologia muito importante que o Estado. “Nós desenvolvemos com tecnologia própria e foi reconhecidamente, o melhor case em saúde pública neste consórcio. Estamos muito felizes com esta premiação e muito mais satisfeitos com o resultado que temos nesta aplicação e na adesão que tivemos no Estado e o reconhecimento que tivemos nas categorias, em usar a tecnologia, justamente, para permitir que este controle seja mais fino e mais apurado e permita ações imediatas para o controle do mosquito”.

 

Conforme o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destaca a importância deste projeto. “A concepção do e-Visita enquanto aplicativo para celulares e plataforma Web para gestão, propõe total mudança da abordagem do modelo anterior de registro das visitas domiciliares realizada pelo Agente de Controle de Endemias”.

COMENTÁRIOS

VOLTAR