Quarta-Feira, 18 de Abril de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

04.05.2020 às 12:33

Próxima Safra: Pandemia impacta algodão e área deve cair

A Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) divulgou em seu relatório semanal que a recessão na economia global causada pela Covid-19 está afetando o mercado de algodão. A demanda global, que estava em patamares de 26 milhões de toneladas no ano comercial de 2018/2019, deve cair para cerca 22,3 milhões de toneladas em 2019/20. Essa diferença, cerca de quatro milhões de toneladas, equivale a quase uma safra americana. 

O presidente da entidade, Milton Garbugio, manifestou sua preocupação com a tendência do Brasil também reduzir área devido à queda de preços causada pela recessão global.  Porém, diante da crise, Garbugio também vê oportunidades. "Acreditamos que haja muito boas perspectivas, mesmo nessa turbulência, e estamos trabalhando nelas. Somos obrigados, agora, a entender não apenas de produzir e vender a fibra. Temos de pensar em termos de geopolítica", concluiu.

A produção nesta safra (19/20) deve ser 3% superior a safra passada, com 2,87 milhões de toneladas, em uma área de 1,62 milhões de hectares e produção de 1.771 kg de pluma por ha.  Mato Grosso (69%) e Bahia (21%) seguem como os principais produtores nacionais. O Brasil exportou 24 mil toneladas de algodão em pluma na quarta semana de abril.  O total exportado em abril/20 até a quarta semana foi de 72,4 mil tons.  A ANEA revisou os números previstos de exportação de algodão brasileiro esta safra, de 2,05 milhões, para 1,95 milhões de toneladas.   Mesmo com a revisão, este número é de longe o maior da história.

Sobre a próxima safra a projeção é que a área global de algodão caia 12%, em função dos preços. O plantio já está começando na China, Índia e Estados Unidos. 

COMENTÁRIOS

VOLTAR