Quarta-Feira, 28 de Março de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

08.03.2020 às 09:30

Por que o dia internacional da mulher é comemorado em 8 de março?

Durante 112 anos, nós separamos um dia para homenagear as mulheres que protagonizaram todas as manifestações e movimentos sociais no mundo todo. Esse é um dia para quem defende suas próprias conquistas, culturais, sociais e políticas.

Com um histórico de representatividade e luta, o Dia Internacional da Mulher é uma das datas mais importantes e significativas, mesmo que nem todos vejam dessa forma. Em 1908, o primeiro Dia da Mulher foi comemorado nos Estados Unidos, apesar de que muitos atribuem a data ao incêndio que ocorreu em 1911.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York.

Logo após isso, em 1911, a organização do grupo Internacional Socialista quis proclamar o Dia da Mulher para reconhecer a causa feminina, ao passo que multidões de mulheres manifestavam nas ruas de outros países e exigiam mais direitos e visibilidade no trabalho.

Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917, quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, por causa das más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

Com o passar dos anos, o dia da mulher se tornou rotineiro nas grandes comemorações. As pessoas dedicam coisas carinhosas e demonstrações de amor, mas só recentemente que o tema começou a se tornar um símbolo da luta e do real valor da mulher.

Desde a luta pelo direito ao voto até a difícil conquista pelo salário igual, as mulheres vem batalhando e a cada dia conquistando seu espaço de forma significativa.

A luta não acabou, ainda existe muito pelo o que se lutar, mas o dia da mulher não é somente flores, cartas e chocolate. É um dia para comemorar a força que todas elas possuem para alcançar sua independência.

COMENTÁRIOS

VOLTAR