Sábado, 27 de Abril de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

21.12.2022 às 10:22

Paulo Guedes destaca o bom momento da economia brasileira

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reiterou nesta quinta-feira (15/12), que o Brasil é hoje um “porto seguro” na economia global. “Já temos uma plataforma de lançamento pronta”, afirmou ele, destacando a atratividade para investimentos exercida pelo país alicerçada na abertura da economia, na melhoria do ambiente de negócios e nas possibilidades oferecidas por uma matriz energética limpa e diversificada.

Guedes participou da cerimônia de entrega do Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea – Roberto Campos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, realizada em Brasília. O ministro fez uma análise da atuação da equipe liderada por ele no Ministério da Economia. Referindo-se ao combate às consequências da pandemia na economia, afirmou: “Enfrentamos uma guerra, vencemos e estamos entregando tudo arrumado. Em todas as dimensões estamos no caminho da prosperidade”.

Ao lado do ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do presidente do Ipea, Erik Figueiredo, Paulo Guedes enfatizou a importância das ações governamentais que levaram, segundo ele, à “despolitização da moeda”, com destaque para a independência do BC.

O ministro voltou a criticar e a explicar as projeções erradas de analistas de mercado, que subestimaram o crescimento da economia brasileira. Guedes disse que os equívocos foram “o reconhecimento de uma mudança de regime”, com os modelos técnicos perdendo aderência e os agentes econômicos sendo levados a refazer os cálculos.

Sobre o falecido economista e diplomata Roberto Campos, de quem foi amigo e que – como então ministro do Planejamento – assinou a portaria de criação do instituto, em 1964, Paulo Guedes disse: “Era um intelectual preocupado com todas dimensões: política, econômica, todas. Ele conhecia o caminho da prosperidade”. Em relação ao trabalho realizado pelo Ipea e à contribuição prestada ao país, Guedes enfatizou a capacidade do instituto de produzir conhecimento, que, segundo ele, precisa abastecer cada vez mais as pessoas que tomam decisões no país.

Momento da economia brasileira

Servidor de carreira do Ipea, o ministro Adolfo Sachsida disse que o instituto, como ente de Estado, sempre estará contribuindo para o país. E comentou: “Pela primeira vez, desde a redemocratização, um governo vai terminar gastando menos em relação ao PIB do que quando começou”. Sachsida acrescentou: “Durante a pandemia, na média dos 100 maiores PIBs do mundo, a relação Dívida-PIB aumentou mais de 11 pontos percentuais. No Brasil caiu 0,1. As contas públicas estão em ordem. Este é o momento da economia brasileira. Tudo está alinhado para o nosso crescimento”.

Erik Figueiredo relembrou sua primeira reunião com o ministro Paulo Guedes. À época, Figueiredo integrava a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, cujo titular era Adolfo Sachsida. “O ministro disse: ‘Vamos precisar de políticas públicas com responsabilidade fiscal, que respeitem a liberdade econômica e o ambiente de negócios e, principalmente, que não deixem nenhum brasileiro para trás’. O resultado desse direcionamento e desse trabalho: quase 68 milhões de brasileiros atendidos pelo Auxílio Emergencial em 2020”, ressaltou Figueiredo.

COMENTÁRIOS

VOLTAR