Terca-Feira, 07 de Maio de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

28.11.2022 às 09:14

Pandemia provoca alto impacto para saúde mental de alunos de pós-graduação, diz estudo

cnnbrasil.com.br

A pandemia de Covid-19 trouxe inseguranças, incertezas e expôs fragilidades da saúde mental de maneira ampla em todo o mundo. Para estudantes de pós-graduação, que convivem com uma rotina de prazos, grande carga de leituras e produção de textos, o momento trouxe impactos significativos associados especialmente à pressão por produtividade.

É o que revela um estudo com quase 6 mil participantes, de todas as regiões do país, realizado com a participação de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Entre outros dados, a pesquisa aponta que 45% dos alunos foram diagnosticados com ansiedade generalizada e 17% com depressão durante o primeiro ano da pandemia. Além disso, mais de 60% relataram crises de ansiedade e dificuldade para dormir. Falta de motivação e problemas de concentração foram reportados por quase 80%.

O estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do IOC, com resultados publicados na revista científica International Journal of Educational Research Open.

COMENTÁRIOS

VOLTAR