Sábado, 27 de Abril de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

10.03.2023 às 10:22

Hoje começa a ação “Meu bairro livre do mosquito”

A prefeitura de Chapadão do Sul através da Secretaria de Saúde por meio do Controle de Endemias e seus apoiadores, estará a partir das 07 horas do dia 11 de março na rua Uirapuru esquina com a Saracura, bairro Esplanada, iniciando a Ação meu bairro livre do mosquito.

O objetivo da ação é conscientizar, orientar e incentivar a população sobre a importância da prevenção contra as arboviroses e a remoção dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Logo após as visitas das equipes nos imóveis, será realizado o recolhimento dos materiais retirados pelos moradores dos quintais.

 

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre, dores de cabeça e no corpo, fadiga, náuseas e vômitos, além de erupções cutâneas. Em casos graves, pode levar a complicações graves e até mesmo à morte. Aqui estão alguns cuidados importantes que podem ajudar a prevenir a dengue:

Evite o acúmulo de água parada: O mosquito Aedes aegypti se reproduz em água parada, então é importante eliminar qualquer fonte de água parada em sua casa e arredores, como pneus velhos, vasos de plantas, caixas d'água, entre outros.

Use repelente: Use repelente regularmente para evitar picadas de mosquito. Verifique se o repelente contém DEET ou icaridina, pois são os ingredientes mais eficazes.

Use roupas protetoras: Use roupas que cubram completamente a pele, especialmente durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos.

Mantenha a casa limpa: Limpe sua casa regularmente para evitar o acúmulo de poeira, que pode atrair mosquitos. Também é importante manter as janelas e portas fechadas ou usar telas de proteção.

Trate a água da piscina: Se você tem uma piscina, certifique-se de tratá-la com cloro para matar as larvas do mosquito.

Busque atendimento médico: Se você apresentar sintomas de dengue, procure atendimento médico imediatamente. O tratamento precoce pode ajudar a evitar complicações graves.

Evite automedicação: Não tome medicamentos sem prescrição médica. Alguns medicamentos podem agravar os sintomas da dengue e aumentar o risco de complicações.

Lembre-se de que a prevenção é a melhor forma de evitar a dengue. Mantenha-se informado sobre a doença e adote medidas preventivas para proteger a si mesmo e sua comunidade.

COMENTÁRIOS

VOLTAR