Sábado, 27 de Abril de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

28.11.2022 às 09:17

Greve de caminhoneiros no Brasil já afeta logística aérea e marítima mundial

Somente o Porto de Santos tem mais de 70 navios aguardando para atracar e outros 300 navios na lista de espera em seu site oficial fora os que estão no litoral brasileiro longe da costa

Se as paralizações continuarem os prejuízos internacionais podem triplicar em comparação com a greve de 2018 de acordo com a USA Foreign Agricultural Service*

A situação logística mundial já sofre grandes alterações e até mesmo paralisações sérias devido à situação complicada dos portos e aeroportos que possuem terminais de cargas de médio e grande porte no Brasil.

Com o número extremamente reduzido e/ou inexistente de caminhões para transportar as cargas que estão nos terminais, quase todos os portos e aeroportos brasileiros estão sem espaço para a chegada de nova cargas, e assim milhares de navios estão parados à semanas no litoral brasileiro e outros milhares de voos cargueiros pelo mundo com destino ao Brasil também foram cancelados nas últimas semanas.

No caso específico da Europa, os portos da Holanda, Alemanha, França, Espanha e Itália são os mais afetados, o que está obrigando os navios com cargas programadas para o Brasil a também aguardarem a vez para aportar nas áreas de fundeamento, causando congestionamentos complexos a gerir. Na maioria dos aeroportos a situação é idêntica.

Desde meados do mês de agosto a Europa também foi afetada por greves nas companhias aéreas devido a falta de pessoal e baixos salários, e agora a problemática pode voltar devido aos problemas de sobrecarga logística causados pelas greves no Brasil e Canadá.

 

COMENTÁRIOS

VOLTAR