Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

31.08.2020 às 18:00

Estudantes da UFMS de Chapadão do Sul podem receber bolsas de R$ 400

Estudantes de graduação interessados em atuar em um dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFMS poderão se candidatar. Ao todo, serão 24 bolsas e 61 oportunidades para voluntários. As inscrições poderão ser feitas de primeiro a sete de setembro no Sigproj.

 

Os grupos que estão com inscrição aberta são desenvolvidos na Cidade Universitária e nos campus de Chapadão do Sul, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas. As bolsas têm valor mensal de R$400,00. Para participar é preciso ter coeficiente de rendimento estudante maior ou igual a cinco; disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades e não ter acumulado três reprovações antes do ingresso no PET, entre outros requisitos.

 

A seleção será feita pela análise dos documentos para inscrição; uma prova escrita, que será realizada a distância e gravada; apresentação de um seminário, também a distância e gravado; análise do histórico escolar e entrevista, a distância e gravada. Todas as informações sobre a seleção podem ser obtidas no edital, no site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

 

Experiência discente

 

A estudante do penúltimo semestre de Educação Física, Camila Miranda Lira participa do PET há três anos e foi logo no início da graduação que teve contato com o grupo. “Uma das ações do PET Educação Física é justamente a recepção de calouros, onde são apresentadas as informações sobre o curso, os professores, os projetos e programas. Achei muito interessante a proposta do PET e posteriormente fui convidada a participar. Ingressei quando estava no terceiro semestre, em 2017”, contou.

 

Além da recepção, a estudante citou como outras ações do grupo: o projeto “Colônia de Férias”, realizado no início do ano na Cidade Universitária, por meio da qual 80 crianças de toda a comunidade participam de uma semana de atividades; o projeto “PET-Sangue bom”, por meio do qual vários grupos PET e Atléticas de diversos cursos se unem para levar estudantes para doarem de sangue e realizarem o cadastro de doador de medula óssea; o projeto “Cine Esporte” que foi realizado em 2017 e retomado agora em 2020, por meio do qual o grupo promove a discussão de filmes relacionados à área do esporte e seus temas transversais; e, neste ano, o grupo iniciou também o projeto ‘Capacita PET’, por meio do qual os estudantes desenvolvem minicursos sobre temas de seu conhecimento para a capacitação de pessoas de toda a comunidade. “Uma ação que é muito marcante todos os anos para mim é a Colônia de Férias, porque o contato com as crianças é muito importante para nossa formação, é algo totalmente diferente do que vivenciamos na escola. Algumas das crianças participam da colônia já há alguns anos e nesses três anos que estou no grupo pude ver o crescimento delas, o desenvolvimento. Além disso, o planejamento da Colônia é bastante construtivo para todos”, disse.

 

 

COMENTÁRIOS

VOLTAR