Quarta-Feira, 25 de Abril de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

21.01.2022 às 12:30

Chapadão do Sul completa um ano de vacinação contra a Covid-19 com quase 54 mil doses aplicadas

Chapadão do Sul completou um ano de vacinação contra a Covid-19 nesta última quinta-feira, 20. A primeira vacina aplicada contra a Covid-19 foi realizada na sala de reuniões do Paço Municipal, com a presença do prefeito João Carlos Krug, vice-prefeito João Buzoli e secretária de Saúde Valéria Lopes, em um momento de extrema expectativa para o começo da imunização em nosso município. 

 

 

Nesses 12 meses completos de vacinação foram vários os desafios enfrentados pela equipe de imunização do Executivo, mas todos sempre superados com muito êxito e dedicação. Foram drive-trhu, vacinação nas ESF’s, campanhas de vacinação em feriados e finais de semana além de parcerias com empresas que cederam espaços para a vacinação.

 

 

Tudo isso, resulta na aplicação de quase 54 mil doses dos quatros imunizantes disponíveis e aprovados no Brasil: Coronavac/Butantan, Astrazeneza/FioCruz, Pfizer e Janssen. Para ser mais exato, até o final da última quinta-feira, 20, foram 53.996 vacinas aplicadas em Chapadão do Sul. Foram 22.891 primeiras doses, 20.226 segundas doses, 7.767 doses de reforço e 3.112 doses únicas. 

 

 

A secretaria de Saúde, Valéria Lopes, comemora esse um ano de vacinação ao mesmo tempo que reforça que os cuidados precisam continuar. “É muito gratificante ver que a população de Chapadão do Sul aderiu a vacinas contra a Covid-19. Desde o começo a procura sempre foi muito grande e através de diversas estratégias aos longos dos meses conseguimos alcançar nosso objetivo de vacinar todos aqueles que procuram a vacina. Agradeço a todos os nossos colaboradores da saúde que trabalharam com muito empenho e zelo para que vacinação fosse um verdadeiro sucesso em nosso município. Agora é continuar se vacinando, usando máscara e sempre lavando as mãos”, finaliza. 

 

 

A vacina contra a Covid-19 segue disponíveis na Rede Pública de Saúde através das ESF’s. Estão disponíveis primeira e segunda dose, além da dose de reforço. 

 

 

Vacine-se

 

 

A pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus do que aquela que recebeu as duas doses e a dose de reforço. Ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. E tem mais: a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus.  

 

 

Se você se lembrou da data de retorno ou mudou de ideia sobre a importância da nova dose e perdeu o prazo, vale o dito popular “antes tarde do que nunca”. Mesmo fora do prazo, é absolutamente relevante concluir o esquema vacinal. Completar esse esquema não quer dizer reiniciar a contagem e tomar a primeira dose do imunizante novamente. Basta tomar a segunda dose e seguir a vida, tomando os cuidados necessários até que a vacina chegue no braço de todos.  

 

 

Vacinas salvam vidas!

COMENTÁRIOS

VOLTAR