Sábado, 27 de Abril de 2024
Chapadão do Sul / MS

Carregando...

Costa Rica / MS

Carregando...

Cassilândia / MS

Carregando...

Chapadão do Céu / GO

Carregando...

Camapuã / MS

Carregando...

02.03.2023 às 15:09

Campanha Março Lilás: um alerta para a prevenção do câncer de colo de útero

A campanha Março Lilás tem por objetivo conscientizar a população feminina e apoiá-las no enfrentamento ao Câncer do Colo do Útero. Este tipo de câncer é o terceiro mais frequente entre as mulheres e o quarto em causa de óbito neste grupo.

O que causa o câncer do colo do útero?

O câncer do colo do útero é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV, os chamados de oncogênicos. A infecção genital por esses vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. São sexualmente transmissíveis e podem causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo – conhecido também como Papanicolau – e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo. O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. 

Como prevenir?

 

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família do município, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. 

Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação.

O exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Não deixe a vida terminar por onde começa!

 

Procure a sua unidade de saúde e agende seu preventivo!

COMENTÁRIOS

VOLTAR